Ô, raça!

Share Button

Daí que eu tô fazendo um trabalho no qual contabilizo mais de 300 manchetes de Globo e Folha de SPaulo, durante o 2º turno das eleições.

Uma rápida passad’olhos, só por cima, vendo os verbos e substantivos usados, mostram alguns dados interessantes/curiosos/intrigantes. Vamos a eles:

1- uso do verbo derrotar / substantivo derrota
(Lembrem-se que os fatos finais foram: Dilma venceu, aécio perdeu)

Foram 10 ocorrências, entre verbo derrotar + derrota. 6 no globo e 4 na Folha. 3 ocorrências foram em verbo, 7 de substantivo.
Nas 4 derrotas substantivos (derrota DE FULANO, onde de fulano = adjunto adnominal) os adjuntos adnominais que apareceram foram: Aécio 2; Lula 1; e Dilma 4.

Com o verbo derrotar, duas ocorrências tiveram Dilma como… OBJETO DA FRASE! “Câmara derrota Dilma”; “Senado ameaça derrotar Dilma”

E se você tá pensando que Aécio é o objeto da frase que tá faltando, você está rotundamente enganado!
A manchete que falta é:
“DERROTADO, Padilha vira coordenador de campanha de Dilma em São Paulo” – não é nem voz passiva, é particípio passado, fechado e sacramentado. E se você quiser, ainda pode achar que esse derrotado é adjetivo ou substantivo, afinal de contas, a ideia é essa: “O Padilha é um derrotado, mesmo”… O_o

2) A expressão “Na frente” também traz dados curiosos. Está associada a aécio em 3 ocorrências, 2 delas relativas às pesquisas eleitorais.

A expressão “na frente” associada a Dilma não apresentou nenhuma ocorrência. Mas houve 2 casos de Dilma com a expressão “à frente”:
– Dilma à frente de Aécio;
– Bolsa cai com Dilma à frente.

3) Verbo atacar e substantivo ataque. Adivinhem quantas vezes houve ocorrências de “ataque de aécio” ou “aécio ataca”? ACERTOU QUEM DISSE ZERO!

“Ataque de Dilma” aparece 4 vezes; “Dilma ataca” (dilma sujeito da frase), outras 4 vezes. Lula ataca = 1vez

Isso porque nossa imprensa é totalmente imparcial, né? MAGINA SE NÃO FOSSE!

Share Button


Um comentário sobre “Ô, raça!”

  1. » Derrota Collection Week: 48 horas e sete (oito?) manchetes que desfilaram terror e uma coleção de derrotas (na verdade, foi uma só) para Dilma Rousseff comentou:

    […] Já contei aqui que estou fazendo um trabalho no qual contabilizo mondi manchete de Globo e Folha durante o segundo turno das eleições. Nesse post lincado, eu falei do poder do verbo derrotar e do substantivo derrota usados contra Dilma. […]

Deixe o seu comentário aqui!

Publicado com o WordPress